É de arrepiar este momento. Claro, dá pena do que espera esse Barack Obama, mas é simplesmente maravilhoso saber que novos tempos chegaram de verdade e nao há como fugir da realidade.
Obama, que falou com os jovens desde o começo por usar o que os próprios americanos inventaram - a internet - é prova de que uma humanidade melhor está assumindo o planeta. Quase 70% dos jovens votaram nele, com o decisivo poder da web ajudando.
Mais negros, num país onde existe klu klus klan, mais longe. Ouvi o outro dia o termo "economia psíquica". Um fato como esse inclui uma informação no incosciente humano que antes nao existia. Num mundo escorchado por um estrume como o Bush, que sustentou até o último segundo uma mentira para movimentar, se nao me engano, 7 trilhões de dólares a favor da guerra do Iraque, a favor de genocídios sui generis, é realmente um alívio saber que isso tudo foi pro "spike".
Obama resgatou o que os próprios libertários da ex colônia inglesa pregavam. A tal da liberdade e da verdade.
Os americanos já vinham se tornando repugnantes há algum tempo, anestesiados pelos i-Pods, os booms da bolsa, e seus baldes de pipocas gigantes. O país que mais engorda no mundo ficou sem TV para se anestesiar e realmente, só quando o bolso sente é que se começa a refletir sobre "como chegamos até aqui".
Dói saber que os americanos fecharam os olhos para o genocídio dos iraquianos e que só se ergueram quando o desemprego, aquele que só havia nos países incompetentes além da fronteira deles, bateu a sua porta.
Mas, de fato, o mundo já está mudando, já mudou. Casais homossexuais se beijando na porta da Casa Branca, uma maravilhosa e bem instruída primeira dama, e um casal negro - nao faz tanto tempo assim que Spike Lee fez o filme "Do the right thing", em que retratava a guerra de Los Angeles nas ruas na década de 90 - é algo fantástico.
Aliás, destaque para a primeira dama, claro. Michelle deu de presente à mulher de Bush, sua antecessora, um diário. Não há como negar que se trata de uma mulher sensível e inteligente. Os olhos tremendamente azuis da ex primeira dama nao entenderam o recado, mas de mulher pra mulher foi: "nega, segura aí que sem ele você vai enlouquecer quando perceber que lixo vocês fizeram pro mundo..."