Sunday, January 04, 2009

Ai, já estou com saudade da Ilha do Mel!

Quando me convidaram a conhecer a Ilha do Mel fiz o que todo mundo faria. Procurei informaçoes na web e em revistas de turismo. Me atraiu a idéia de sair da rota Nordeste-Sudeste e conhecer um estado que nunca havia visitado. Nas minhas pesquisas, me incomodou o fato de todas as fotos da Ilha do Mel serem fraquinhas - ou o tempo estava nublado ou as fotos eram pequenas. Mas bem, imaginei que as reportagens nao estavam captando a plenitude dessa península. De fato, foi assim. Mas eu imaginava apenas que seria algo "bacana". Porém, nao encantador como o que vi estes dias - superou totalmente minhas expectativas.

A Ilha do Mel de fato é uma surpresa a cada momento. Um céu de estrelas cadentes, trilhas, que parecem desenhadas,levam a praias desertas, bicas, golfinhos, ondas para todos os gostos, e uma exuberante vegetação da mata atlântica. Tudo isso restrito aos paranaenses, pelo que observei. Grande parte dos turistas era mesmo de Curitiba. Poucos paulistanos - algo inédito, uma vez que eles sempre são a maioria nos destinos mais requisitados. Ah, haviam sim paulistas, mas do interior de Sampa. ouvi mais sotaques caipiras do que os tradicionais "meu".

Fiquei surpresa com a fraca divulgaçao daquele paraíso, por onde nao circulam carros, obviamente, onde a água é tremendamente clara, e onde é possível fazer incansáveis trilhas sob um céu esplendoroso.

Difícil retratar aquele espaço de verdade. É um pulmão verde mesmo, onde o turismo segue um pouco a linha do "tostines". seria a fraca divulgaçao melhor para que esse espaço seja preservado, ou tornar mais conhecido a ilha a levaria para a velha prática da privatizaçao da natureza - onde só os ricos podem chegar, a exemplo de tantas cidades da Bahia. Eis a questão.

Um empresário local ironizou o papel do estado no apoio ao turismo. "Nosso secretário trabalha na Secretaria do Turismo de Florianópolis. Tudo que ele faz leva os turistas brasileiros para a capital de Santa Catarina". Nao sei ao certo se o plano era esse, mas o fato é que eles ainda contam com turistas muito jovens, que se instalam nas dezenas de campings de lá.

Há poucos pousadas efetivamente. A diversao local termina à meia noite nos bares da praia Encantada, e no máximo até as duas em alguns bares mais reservados. Sim, eles levam a sério a auto preservacao.

Enfim, foi uma grande surpresa conhecer a ilha. Me peguei cantando sozinha todos os dias, prova concreta de que aquele lugar me enfeitiçou. E bem, visitar a Ilha do Mel na virada do ano é sem dúvida a intençao de viver um ano mais doce... sem risco de ser piegas! aquele lugar realmente coloca a gente nas estrelas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home