Saturday, November 06, 2010

Matemática da eleição 2010

Circula uma mensagem nas redes sociais sobre o fato de que 79 milhões de pessoas não elegeram Dilma. Ela foi eleita com 55,7 milhões de votos no segundo turno, no dia 31 de outubro. Por essa mesma conta, que soma os votos de José Serra no segundo turno (43,7 milhões), mais abstenções (29,2 milhões), brancos (2,4 milhões) e nulos(4,7 milhões), o candidato tucano deixou de ser votado por quase 92 milhões de pessoas.

O eleitorado brasileiro soma 135 milhões de pessoas aptas a eleger seus governantes.

São votãções extremamente expressivas, sem dúvida. Mas os votos que ambos carregaram no final, na verdade são herança dos 20 milhões de votos que Marina Silva deixou no primeiro turno, 20 milhões estes que devem ter escolhido, por falta de opção, entre Serra e Dilma no segundo turno, mas sem muita convicção.

Efetivamente, Dilma deveria se considerar com 46 milhões de eleitores, com uma maioria convicta, e Serra com 33 milhões, sufrágios do primeiro turno.

Os números e as últimas manifestações pró e contra os candidatos, dos eleitores do vencedor e derrotado, referendam um país dividido, em que é necessária muita inteligência para preservar o que precisa ser preservado e multiplicar a ação em áreas mais escassas.

2 Comments:

Blogger Unknown said...

This comment has been removed by the author.

11:31 AM  
Anonymous Anonymous said...

Marina foi uma grande revelação este ano, foi determinante no desenrolar das eleições 2010.

Será que ela será uma candidata de peso nas próximas eleições?

ps: Você é a Carla Jimenes, jornalista do Valor Econômico?

Abs

11:39 AM  

Post a Comment

<< Home