Friday, July 27, 2007

Auto-sabotagem brasileira

Feliz o artigo do jornal alemão Berliner Zeitung destacando a insegurança promovida pelo acidente da TAM. Citou a "eterna oscilação brasileira" entre o sentimento de inferioridade e o otimismo em relação ao progresso. Há muito tenho essa tese e destesto os brasileiros que falam mal do Brasil. Acho todos uns preguiçosos que se conformaram em manter as frases padrões e cansativas sobre a personalidade brasileira. Citações mil, desde o Macunaíma, até a Lei de Gerson, esta um asco. Quando saio às 5 da manhã e vejo milhares de pessoas no ponto de ônibus para seguir a seus trabalhos me lembro sempre da história que grudaram nos brasileiros sobre os 'jeitinhos'.

Grande coisa a frase de De Gaulle sobre o "Brasil não é um país sério". Sim, muitos governantes não são sérios. o mesmo DeGaulle entrou em embater pesado com os EUA nos seus tempos ao descobrir que os norte-americanos emitiam mais dinheiro do que estava previsto nos acordos internacionais na época do padrão-ouro. Sim, os EUA a meca da ética mundial. Faz-me rir.

Mas chega de jogar pra torcida, ou buscar culpados lá fora. É culpa dos brasileiros também jogarem a culpa no governo, na empresa, no prefeito. Chega. Somos coniventes. Quem aqui já levantou o bumbum da cadeira pra fazer barulho em praça pública? A exceção do regime das Diretas, embalado por um oba-oba de globais, ou do tempo do Collor, a única unanimidade brasileira fora do futebol, ninguém saiu às ruas para protestar ou fazer a diferença.

O Brasil merece ir além, dar um passo adiante, em respeito a esses que acordam às 5h30 para pegar três conduções e chegar no horário ao trabalho. Mas também por causa de muita gente ética, que é ética porque também não acredita nesses rótulos velhos e ultrapassados que colaram no brasileiro.

Reproduzo abaixo o resumo do artigo, publicado no uol.


Acidente aéreo fez Brasil duvidar de si, diz jornal

Um artigo publicado nesta sexta-feira no jornal alemão Berliner Zeitung diz que o Brasil passou a "se colocar em dúvida" desde o acidente com o Airbus A320 da TAM.A reportagem fala do que chama a "eterna oscilação (brasileira) entre o sentimento de inferioridade e o otimismo em relação ao progresso", afirmando que a segunda metade da equação foi "abalada" pelo incidente."A idéia de progresso está na base da construção da identidade nacional brasileira", afirma o Berliner Zeitung, citando o mote nacional "Ordem e Progresso", contido na bandeira brasileira.Mas o país de dimensões continentais e confiança no futuro entra em crise diante de um acidente que remete a lembrança à célebre frase - que ninguém sabe se foi mesmo dita pelo presidente francês Charles De Gaulle, segundo o jornal - de que "o Brasil não é um país sério"."A catástrofe trouxe junto a (lembrança da) mediocridade geral, a incompetência", enquanto, nas palavras do deputado federal Fernando Gabeira reproduzidas pelo jornal, "o povo mesmo é uma abstração destinada a sofrer".Ao mesmo tempo, diz o artigo, as responsabilidades pelo acidente são transferidas para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Não literalmente, avisa o jornal, por que não lhe cabe, mas "simbolicamente"."O fracasso do Estado se torna assim personalizado." Já o jornal britânico The Independent publicou uma reportagem dizendo que "as autoridades brasileiras tentam resgatar o sistema de aviação civil do país da beira de um colapso total".No título do artigo, o jornal diz que "o acidente aéreo gerou uma crise nacional para Lula"."Mesmo antes do acidente, a confiança pública no sistema aéreo estava no menor nível de todos os tempos", afirma a reportagem."A frustração com atrasos infindáveis e cancelamentos estava disseminada."

1 Comments:

Blogger drews said...

que este barulho não se faça na trilha do tal "Cansei" que vem sendo anunciado pela nossa brilhante aristocracia. Precisamos nos indignar e protestar pelo que realmente importa: pela distribuição de renda, por melhores condições de saúde para a população menos favorecida, pela remodelagem e redefinição das agências reguladoras...

9:52 AM  

Post a Comment

<< Home