Thursday, July 19, 2007

Luto

Impossível telegrafar qualquer coisa diante de dor coletiva tamanha. Infelizmente, vivemos uma crise de credibilidade tão profunda, que é difícil acreditar a razão que levou a tamanha catástrofe. Até hoje não sei se fui ludibriada ao culpar os pilotos americanos do Legacy no episódio do acidente da Gol, ou se de fato eles foram os responsáveis por aquele acidente.

O Lula conseguiu passar ileso pelos casos de corrupção. Mas as mortes de inocentes calam fundo na alma. O apagão aéreo já estava no ar há muito tempo. Com desastres linguísticos inclusive, no meio do caminho.

O Brasil não merece estes episódios. Como não merece também a guerra nas favelas, como não merece os índices vergonhosos de violência tão rasteiras nos confins do Nordeste. Mas agora bateu na classe média. E aí, vira coletivo então.

Bate na tecla da crise de gestão. Bate na tecla da crise da infra-estrutura, bate na tecla do Brasil que continua a ser o país do futuro. A auto-sabotagem é maior sempre. Seja dos aeroportos, seja da empresa em questão. Não consigo me posicionar, pois só estou acompanhando pelos jornais e pela internet as repercussões do acidente.

Imprensa esta que colocou na mídia online chamadas como: "Tem imagens do acidente? Mande agora", como se estivéssemos diante de uma competição para ver quem tem o melhor ângulo da tragédia. Dane-se a dor das mães e pais que perderam os filhos, dos filhos que perderam pais. O que vale é a audiência. Tal qual o episódio dos promotores de venda do energético Red Bull na época do buraco do metrô (outra baixaria pública), que distribuíam o energético que 'dá asas' enquanto os bombeiros tentavam resgatar os últimos corpos.

Prestou-se um dos maiores portais ao ridículo papel de dar chamada principal a uma foto montagem grotesca de uma pessoa pulando de um prédio da TAM em chamas. E teve de desculpar-se em seguida.

Agora é clima de caça as bruxas. A culpa nao é do portal, nao é do avião, do piloto, do governo. É geral, mais um capítulo para se tomar consciência da responsabilidade que é ser brasileiro.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home