Saturday, July 14, 2007

Somos todos hipócritas

Ainda sob efeito da Flip, um debate me marcou pela contundência e naturalidade com que as palavras foram colocadas. Paulo Lins falou como se estivesse comentando a cor da orelha do livro à platéia que o assistia "Brasileiro é hipócrita". Se referia à total indiferença dos brasileiros com a situação bélica de suas periferias. Chamou-me a atenção na palestra de como ele era tratado como uma 'avis rara', no estilo "ooooooh, ele morou em favela por 30 anos". Bem, ele morou. E isso lhe deu visão crítica, consciência.

Paulo Lins comentou que em suas viagens para divulgar seu livro "Cidade de Deus" ouviu de estrangeiros que jamais morariam no Brasil pois não entendiam como a sociedade era tão indiferente aos problemas sociais. Vivi diálogo semelhante com um espanhol, em Cadiz, no sul da Espanha, que me perguntava como nós deixávamos existir tanto menor de rua abandonado. Aquilo me incomodou. Como se eu pudesse falar mal da minha mãe, não outra pessoa.

Mas olhando para trás, ainda era covarde, como conceituou Nelson Rodrigues em seu texto "Ex-covarde", que está no livro A Cabra Vadia. Dizia que o brasileiro sofria de medo, que a degradação do país se devia a esse sentimento paralisante. "Os pais têm medo dos filhos, os mestres dos alunos.." "O medo começa nos lares, e dos lares, para a igreja, e da igreja passa para as universidades, e e destas para as redações, e daí para o romance, para o teatro e para o cinema".

O texto, escrito em janeiro de 1968, era, infelizmente, um prenúncio de algo muito pior que vinha. Hoje as pessoas têm medo das pessoas na rua. Os cidadãos têm medo dos bandidos e da polícia, dos políticos, dos líderes.

Ou seja, foram 30 anos de anestesia total até chegar ao caos.

No mesmo texto, Nelson Rodrigues diz que ele também teve medo e havia sido um covarde. Mas todas as tragédias pessoais da sua vida, como o assassinato do irmão, e a morte da filha, lhe haviam conferido uma condição diferente, de ex-covarde.

Nelson batia na tecla da falta de iniciativa dos jovens, estes que deveriam liderar as mudanças de hábito, pensamento, comportamento. Ficou famosa a entrevista dele a Otto Lara Resende, em que dizia "Jovens, envelheeeeeeeeeeeçam!"

Sou uma jovem que envelhece, toma consciência, quer fazer algo mais. Espero eu que Deus me dê forças de até o fim da minha vida também poder declarar que eu quero ser uma ex-covarde.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home