de ver a vida com um olhar cinza
Foi bem essa última produção do Spider Man. Embora meu filho de cinco anos tenha ficado assustado com as melecas pretas que tomaram o corpo do herói em parte do filme, foi muito interessante depois conversar com ele e explicar a razão de o Homem Aranha ter ficado cinza. As tais melecas eram como a raiva, ódio, tudo de ruim que o mocinho sentia por ter reencontrado o assassino de seu tio.
Didático o exercício. Meu filho, já em casa, voltou a me perguntar se as melecas não poderiam invadir nosso apartamento. Expliquei que as tais melecas eram apenas reprodução do que é esse sentimento ruim dentro de nós e o que ele faz com a gente.
Raiva e ódio tomam conta da gente mesmo. Nos possuem. E às vezes cristalizam. Ou às vezes, reaparecem como recaídas, gases estomacais, involuntários. Se há uma situação de algoz e vítima, a vítima sente-se legitimada a se cobrir com uma capa cinza para dar o troco. Assim mostrou o Homem Aranha. Mas o que ele fazia, também começou a machucar outras pessoas queridas do herói.
Superar mágoas que gerem raiva, ódio, ou qualquer sentimento negativo, não é algo fácil. É algo demorado, que leva tempo, mais às vezes do que a gente gostaria. e esse tempo deve ser respeitado, ele não está ali porque ele gosta de existir. É um aprendizado.
Ainda que exista uma intenção para superar raivas, alguns fatos se repetem, igualmente a quando comemos uma comida estragada e vez em quando sentimos aquele dissabor, aquele gosto ruim. É involuntário.
É preciso investigar camadas e mais camadas de si mesmo, e realmente enxergar, muitas vezes, que aquilo lá de trás, que é ruim, pode estar a te contaminar. É um troço desigual e sem matemática lógica. Por vezes, uma pedrinha que vc jogou foi revidada com uma bazuca que derruba vinte andares e deixa marcas profundas. Ou ainda, como o Homem Aranha, vc não fez nada para ser enredado em algum novelo. Justo? Não tem jeito. A mesma motivaçaõ da pedrinha posterior à mágoa- provocação, ego, ou qualquer coisa - pode estar por trás do efeito bumerangue. O Homem Aranha se sentiu pleno e ainda mais forte quando estava com raiva. Andava ele cheio de si ao perceber que Nova york estava segura e ele era um dos responsáveis.
Cada um com seu cada um. viver com uma farda cinza não é bom pra ninguém. Tem gente que passa uma vida sem superar mágoas, traumas, ressentimentos. Não desejo o mesmo pra mim. Mas é certo, que nenhum pedido de desculpas pode querer atalho para superar a dor do outro.
Comecei a entender que muitas vezes a cabeça quer uma coisa, mas a alma não está pronta. É preciso enxergar muitas vezes o demônio no espelho para entender que a vida vai além. Sufocá-lo é um crime contra a humanidade, e alguns manuais de politicamente correto deveriam ser jogados fora. É preciso sim explodir, também não há atalho para esta fase desse processo - civilizadamente, claro. Para então jogar fora a armadura cinza.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home