Wednesday, March 28, 2007

www.politicamentecorreto.com.br


Hoje em dia é muito fácil falar a coisa certa para o público certo. Claro, sempre foi para quem está atento aos 'chavões' do momento, aos termos mais aceitos pelo mercado, às palavras da moda. Mas hoje, basta acessar qualquer site relativo a um assunto de interesse e encontramos as dicas que podem ser usurpadas como nossas. Faça o teste. Cliquei no google 'como ser um bom jornalista' e lá estavam mil dicas. "como ser um bom executivo" e lá estavam as palavras corretas para utilizar numa conversa. "Assertivo, próativo, sustentável, inovador". Bárbaro. Sempre converso com os repórteres com os quais trabalho e digo. "por favor, ouça o que eles dizem, mas mantenha a conversa para ver se a prática corresponde ao discurso. É fácil acessar o www.politicamentecorreto.com.br". Recentemente, entrevistei uma futurista, especialista em cenários sustentáveis.

E ela colocou algo que me rege atualmente. Segundo ela, (seu nome é Rosa Alegria) o indicador do futuro é a coerência (leia aqui a entrevista completa). Entre o que se diz e o que se pratica. Pois todas as empresas têm balanços perfeitos, apontam suas listas de valores, sua preocupação com a sociedade e seus funcionários. Mas por que vivem às turras com a eficiência e o bom relacionamento? Quantas vezes vc já ouviu falar a fatídica frase "o cliente em primeiro lugar"? Quantas empresas vc acha que de fato levam essa frase a sério?

O mais difícil mesmo é trabalhar a simplicidade, ou as valores essenciais. Brinco sempre. Melhor trabalhar no 'atacado', ir à essência, aos valores universais - respeito, atenção, boa-vontade. Porque o 'varejo' se perde nas técnicas e conceitos que mudam a todo momento. Ainda relativo ao mundo corporativo, marketing one to one, segmentação, customer experience.

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