Sunday, March 29, 2009

"Nunca fomos tão valorizados lá fora"

A frase acima foi dita pela empresária Julia Cencini, que por força de sua profissão, viaja todos os anos ao exterior. Desde criança, aliás. Sócia da mãe na confecção que leva o nome da fundadora, Julia voltou há pouco dos EUA. Diz nunca ter sido tão bem tratada em lojas norte-americanas. "Nossa, só tem brasileiro comprando!", conversavam as funcionárias das lojas visitadas pela empresária. Nunca, ela foi tão bem atendida. E desse assunto junto a empresária entende.

Todos enxergam neste momento uma oportunidade de o Brasil crescer mesmo no cenário mundial. Está mais forte quando as grandes economias estão fracas.

Mas é um trabalho bastante complexo, embora nao impossível. É preciso fazer rapidamente lições de casa que ainda não foram feitas, como investir em educação, reduzir a burocracia, garantir o arcabouço jurídico para facilitar o desenvolvimento econômico, e assumir a seriedade dos negócios, enfrentando problemas bizarros, como a corrupção.

Assustador como as próprias vendedoras da Daslu já sabiam sobre o que aconteceria um dia após o anúncio de prisão da proprietária da Daslu - Daqui a pouco ela vai ser solta.


Essa memória presa a tudo que já foi até aqui é a mesma que continua a pavimentar o nosso futuro. Como disse um filósofo, ética é um conjunto de valores, e dependendo dos valores vividos num país, ele se torna a ética que rege todas as relações.
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Memória afetiva de vitórias

"Eles estão com dificuldades, mas percebi que a situação não é tão negra como os jornais daque contam", estranhou Julia. E acrescentou "Os americanos são trabalhadores, profissionais, diferentemente dos europeus, que estão muito mais apegados a benefícios como seguro desemprego. Eles sairão rápido dessa crise, tenho certeza", completou Julia.

Julia, a quem conheço há quase 3 décadas, teve a mesma percepção que renomados especialistas dividiram comigo semanas atrás. A memória afetiva dos EUA, de superaçao, de criação, de inovação, é muito mais efetiva do que a dos latinos - ainda presos ao sentimento de baixa auto estima - e aos europeus - que se tornaram mais conservadores para aplicar mudanças.

Não seria uma boa oportunidade de debater a identidade do país, de como ele pode se ordenar, sem mais repetir erros e vícios do passado?

3 Comments:

Blogger Léo Goulart said...

Moro fora do Brasil há quase 7 anos e já passei por 3 paises diferentes. Desde que me aventurei pelo Velho Continente vejo o quanto o Brasil é valorizado por aqui. Embora ainda muito incompreendida pelos estrangeiros, a cultura brasileira exerce um fascinio imenso o que, por sua vez, pressiona também os negociós.
Vide o evento Brasil 40 na londrina Selfridges em 2004. Numa das maiores e mais movimentadas lojas de departamento de Londres, uma réplica do Cristo Redento de 14 metros cobriu o tradicional relógio da fachada do edificio. As vitrines da loja, na Oxford Street, a rua mais movimentada da cidade, foram invadidas por obras de artistas brasileiros. Dentro da loja, uma enxurrada de produtos a venda e muita curiosidade pelo publico local de se conhecer mais. Na Espanha, nos maiores supermercados é facilmente possivel encontrar guaraná. Ha diversos restaurantes brasileiros nas maiores cidades. Na Hungria, pode-se encontrar frango, talheres, sandalhas e cachaca. A capoeira se alastra por aqui também, disponivel em muitas academias e também por brasileiros ensinando em espacos da cidade.
A Europa está aberta para o Brasil há muito tempo. Só falta ser descoberta pelo Brasil. O que ainda há é muito fascinio, mas pouca informacao. Sabem que existe um Paraiso terreno na América do Sul, mas nao o conhecem muito bem. Ficam também assustados com as noticias sobre violencia, corrupcao e desigualdades sociais do pais, e nao compreendem a complexidade dos temas inseridos no contexto historico do pais. Os que se aventuram e vao para o Brasil, sempre voltam encantados e com a ideia de retornar em breve.
Há um nicho economico ainda muito mal explorado. Há também muitas tarefas a serem concluidas para que o pais consiga preencher o espaco que lhe está reservado. Todas as melhorias feitas ai serao sentidas aqui com beneficios mutuos. Para tal, o pais precisa se modernizar, melhorar e aplicar as regras, ser pratico e eficiente, justo e provedor de iguais condicoes a todos.
A baixa estima latino-americana brasileira tem de ser substituida pelo orgulho de uma sociedade multicultural e miscigenada. O Brasil precisa se identificar a si mesmo para poder ser identificado aqui fora. Ha muito o que se dizer e que se fazer. Cabe aos brasileiros, somente a nos, a tarefa de nos fazermos um grande povo.

11:13 AM  
Blogger Beackman said...

e ai carla... a partir de agora estou acompanhando seu blog... parabens!!!

gui

3:11 PM  
Blogger Carla said...

Gostei muito do seu comentário, Léo.

Brigada Gui, é uma honra ter sua audiência aí da Austrália. beijo

8:00 PM  

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